Lista de livros favoritos

  • As crônicas de Nárnia
  • O mistério da casa da colina

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

                      máscara encontrada no sarcófago do faraó Tutacamon

                                                     esquema - resumo

Região:

*Nordeste da África:deserto do Saara
*Importância do rio Nilo
*Agricultura nas margens
*Água,transporte,papiro,pesca

Escrita Egípicia:

*Hieróglifos - escrita pictográfica feita em papiro e paredes de pirâmides
*Pedra roseta - facilitou o entendimento da escrita hieroglífica

Sociedade Egípicia:

Faraó/Sarcedotes/Militares/Escribas/Artesãos e Mercadores/Lavradores e Pastores

A Religião Egípicia:

*Eram politeístas=acreditavam em vários deuses e animais sagrados
*Vida após a morte=desenvolveram a mumificação para preservar os corpos



quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Os Esquimós


 
 O que você faria para viver em um lugar onde faz mais de 60 graus abaixo de zero no inverno,onde há neve e gelo o ano todo e durante seis meses do ano é noite?
 As características do pólo norte,também conhecido como Ártico,ou regiões árticas,são muito diferentes das nossas.Essa região é habitada,há milênios,pelos esquimós.
 A palavra esquimó - que provavelmente significa "comedores de carne crua" em uma das línguas faladas pelos habitantes das regiões polares - foi usada por um padre católico,no início do século 17,para nomear as pessoas que viviam naquela região.
 Os membros das sociedades do Ártico se auto denominavam inuit. A palavra inuit também significa "seres humanos","habitantes","donos da terra",em suas línguas,um forte sinal de que eles não se relacionavam com outras sociedades e julgavam ser os únicos habitantes do planeta.
 A habitação mais comum entre os esquimós é o iglu,construído com grandes blocos de neve,encaixados uns nos outros,e uma pequena abertura pela qual as pessoas entram engatinhado. O interior dos iglus costuma ser coberto com peles de animais e iluminado por lamparinas,cuja chama é alimentada com óleo de foca. Com tais cuidados,a temperatura interna do iglu sobe para 20 graus positivos,o que o transforma em um abrigo bastante agradável,sobretudo durante a longa noite polar.
 Fora dos iglus,não é possível ficar despido.Assim,os esquimós foram obrigados a descrobir,desde épocas muito remotas,como fazer vestimentas e calçados com peles e couros de animais que vivem na região.
 Para se alimentar,os esquimós - no passado e no presente - aproveitam todas as partes comestíveis de animais como ursos,focas,morsas,baleias,caribus,renas,raposas,algumas aves e peixes.O que não pode ser comido,como chifres,ossos,vértebras,gordura,peles e couros,transformam-se em objetos de grande utilidade no dia-a-dia dos habitantes das regiões geladas do Ártico.
 A maioria dos esquimós é nômade,mesmo nos dias atuais.Eles se deslocam por mar em paquenas embarcações,feitas com madeira e peles impermeabilizadas de animais.Em terra e no gelo,utilizam trenós,semelhantes a pequenas canoas,puxados por vários cães,com os quais é possível fazer longas viagens em quase todas as áreas onde se localizam as sociedades esquimós.
 A vida nas regiões árticas é bastante ligada as condições do espaço. Por esse motivo,os esquimós do presente conservam muitas práticas e costumes de seus ancestrais - aqueles que viveram muitos séculos antes deles e organizaram a vida das sociedades esquimós.Constroem suas casas de gelo - os iglus.Deslocam-se em embarcações de pale em trenós,puxados por cães.Vestem-se com muitos agasalhos feitos com a pele de animais peludos,como a raposa e o urso.Alimentam-se basicamente de carne de peixe,baleia,foca,morsa, e outros animais existentes na região.